top of page

SOBRE A NOSSA PESQUISA

 

Aqui você conhecerá a história  e os objetivos da nossa pesquisa:





 

 

O projeto  teve por objetivo  detectar  e intervir  nas dificuldades de linguagem e de comportamento em crianças de quatro anos, frequentando escolas de educação infantil da Rede Municipal de Santos de forma a sinalizar potenciais problemas na aquisição de competências acadêmicas e sociais que poderão trazer prejuízos no ensino fundamental. Nesta pesquisa,  180 crianças  participaram  do projeto e foram avaliadas em vocabulário expressivo, receptivo e processamento auditivo central. Os pais dessas crianças responderam a um questionário sobre comportamentos.  Das 180 crianças inicialmente avaliadas, apenas 90 foram submetidas à intervenção para o desenvolvimento  e aprimoramento de linguagem e manejo de comportamentos-problema, por meio de atividades desenvolvidas em aplicativos para uso em tablets e orientações fornecidas a seus pais e professores por uma equipe de profissionais composta por educadores com formações em outras áreas do conhecimento. As outras 90 crianças restantes fizeram parte de um grupo chamado de grupo-controle. A intervenção teve a duração de três meses foi finalizada no término de 2015, quando todas as 180 crianças foram reavaliadas em vocabulário receptivo e expressivo, processamento auditivo e comportamentos. A partir da verificação da eficácia do programa de intervenção utilizado, haverá a possibilidade de adoção desse programa como uma política pública de educação do município de Santos.

Nossa Equipe

 

Nossa equipe foi composta pelo grupo gestor cujos componentes elaboraram o projeto e o enviaram à Fapesp e Fundação Maria cecília Souto vidigal para aprovação. Os pesquisadores da equipe gestora coordenaram  as ações do grupo executor. A equipe executora foi composta por educadores da Rede Municipal de Ensino de Santos com formações nas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Psicopedagogia e Uso das Novas Tecnologias que foram selecionados para executarem o projeto nas escolas participantes. 

 

Grupo Gestor



A pesquisadora principal do grupo gestor foi a Profª Dra. Fernanda Dreux Miranda Fernandes, graduada em Fonaudiologia  pela PUC-SP, com mestrado em Distúrbios da comunicação pela PUC-SP, doutorado em Linguística e Semiótica Geral pela FFLCH- USP e livre docência em Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é professor associado livre docente da FMUSP, ex- presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2006/2009), presidente do Comitê de Educação em terapia de fala e linguagem da International Association of Logopedics and Phoniatrics, membro do International Issues Board da American Speech-Language and Hearing Association e pesquisador 1A do CNPq. Editora científica da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e editora executiva do Jornal da SBFa. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Comunicação nos Distúrbios Psiquiátricos da Infância, atuando principalmente no temas: fonoaudiologia, linguagem, diagnóstico fonoaudiológico, autismo, pragmática e terapia de linguagem e ensino em Fonoaudiologia.

 

A Profª Dra. Cristina de Andrade Varanda  é psicóloga, professora titular da Universidade Paulista e educadora da Rede Municipal de Ensino de Santos. Tem doutorado em Ciências da Reabilitação, na área de Comunicação Humana, pela Faculdade de Medicina da USP, mestrado  em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia da USP. Possui especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Mídias na Educação (USP/UFPE/MEC), em Língua Inglesa (USP) e Terapia Comportamental e Cognitiva (USP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicolinguística Cognitiva e Terapia Comportamental Cognitiva Infantil. Em razão do trabalho desenvolvido na Secretaria de Educação de Santos, adquiriu experiência nas áreas de Educomunicação, Educação a Distância, Tecnologias Educacionais e Ensino da Língua Inglesa.

 

​A Profª Dra. Eva Cristina de Carvalho Souza Mendes é presidente do Conselho Municipal de Educação de Santos, supervisora de ensino da Rede Municipal de Ensino de Santos (aposentada) e professora titular e coordenadora local  do curso de Pedagogia da Universidade Paulista. Atua na área de Educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, gestão educacional, formação de educadores, políticas públicas e educação a distância. Tem doutorado em distúrbios do desenvolvimento na área de Educação, Saúde e Psicologia, pela  Universidade Mackenzie, concluiu o mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos em 2007, especialização em Educação a Distância (2008), Processo de Ensino Aprendizagem da Educação Infantil e Séries Iniciais (2001) e especialização em Psicopedagogia (1995), aperfeiçoamento em Gestão de Processos Avaliativos de Sistemas Educacionais. 


 

Ligue:

(13) 32254222

Notícias:

A Profª  Maria da Graça Giordano Crescenti Aulicino possui mestrado em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos (2012), pós graduação lato sensu, em nível de especialização, na área da Educação, em Direito Educacional (2008), graduação em Direito pela Universidade Paulista (2005), graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Santos (1986), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1982). Possui o cargo de supervisor de ensino da Prefeitura Municipal de Santos. É professora da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional, Psicologia Escolar e Direito Educacional. 

 

A Profª Drª Nilva Nunes Campina tem doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP (Faculdade de Medicina) (2009). Possui graduação em Biologia pela Universidade Católica de Santos (1989) e graduação em Pedagogia pela Faculdade Don Domênico (1999). Atualmente é Pesquisadora e Coordenadora da área de Educação Ambiental do INAIRA (Instituto Nacional de Análise integrada do Risco Ambiental - Edital 15/2009 INCT -CNPQ - ) e do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da USP -Universidade de São Paulo. Pesquisadora do CEDEC (Centro de Estudos de Cultura Contemporânea)  Professora Titular da Universidade Paulista (UNIP). Tem como interesse principal os estudos sobre Meio Ambiente, Educação, Educação Ambiental e poluição ambiental (ar, água e solo) e seus efeitos sobre a saúde. 

 

Grupo executor

 

O grupo executor foi composto pelas educadoras Rita de Cássia Gottardi van Opstal Nascimento, Karla Regina de Jesus Grilo, Elaine Cristina Diogo Dellamonica, Claúdia Maria Fernandes Marczak, Renata Cristina Borges Corrêa e Fernanda Mello. Rita de Cássia Nascimento e Fernanda Mello são educadoras da educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Santos com formação em Fonoaudiologia; Karla Regina de Jesus Grilo, além de  educadora da Rede, é pedagoga com larga experiência no uso das novas tecnologias; Elaine Dellamonica é educadora da Rede de Santos e especialista em Psicopedagogia; Cláudia Marczak e Renata Cristina Borges Corrêa, além de educadoras da Rede de Santos têm formação em Psicologia. 

 

bottom of page